Friday, October 7, 2011

A IMPRENSA: O MAIOR INIMIGO DA MALACOFAUNA MUNDIAL. Nas imagens exibidas diversos caracóis nativos sacrificados.


O Portal G1 Globo publicou ontem, dia 06/10, uma matéria sobre a invasão de caracóis em Sergipe. Veja a reportagem e confira nas imagens os caracóis nativos que também foram eliminados na coleta indiscriminada. Isso, é apenas um exemplo do que vem ocorrendo há anos em todo o país: http://glo.bo/r2p1sT

“A praga tomou conta dos laranjais nos municípios de Boquim, Lagarto e Salgado, na região sul de Sergipe. Os caramujos se alimentam dos frutos e das folhas das árvores e destroem as mudas.
A cada dois meses um caramujo põe cerca de 200 ovos. Cinco meses depois, os filhotes se tornam adultos e começam a se reproduzir.
O caramujo africano foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 80 por criadores que desejavam utilizá-lo como alternativa para a criação de escargot. Com o abandono das criações e fugas acidentais, os moluscos se dispersaram e hoje são encontrados em quase todos os estados.
Sem informação sobre como combater os caramujos, os citricultores de Sergipe se desesperam. Poucos têm condições de pagar por uma assistência técnica particular para resolver o problema.
O secretário de Agricultura de Sergipe, José Macedo Sobral, informou que a secretaria está organizando palestras para orientar os agricultores dos municípios infestados pela praga. O secretário também afirmou que agentes de saúde ajudarão no combate ao caramujo.”  (G1, 2011)

OBS:. Eu enviei um e-mail ao secretário de agricultura do estado de Sergipe, colocando-me ao inteiro dispor da secretaria, para organizar uma prática de campo, nos melhores moldes da extensão rural, para ensinar as comunidades a abaterem o caracol africano, para o consumo humano e animal, mas até agora, não recebi nem a confirmação de recebimento.



Os nativos que estão sendo destruídos pertencem a espécie Auris bilabiata (Broderip & Sowerby, 1829), uma bela e pouco conhecida/ estudada espécie de caracol terrícola nativo representante da Família BULIMULIDAE
A sua distribuição no Brasil, conforme SIMONE (2006: 130) compreende os Estados de SERGIPE - SE, BAHIA - BA, ESPÍRITO SANTO - ES e RIO DE JANEIRO - RJ.
Visite para maiores detalhes: http://www.conchasbrasil.org.br/conquiliologia/descricao.asp?id=392

1 comment:

  1. Dt. Mauricio: moito obrigada por sua atencion y ver que os estudios y seus desvelos van a bon puerto. Feliz Natal y moitos exitos futuros en su dedicacion porlos niños necesitados. Elida Milanellio

    ReplyDelete