Thursday, August 4, 2011

CARACÓIS GIGANTES INVADEM O ESTADO DE KERALA, NA ÍNDIA.


No último dia 28/07, a edição online do jornal nacional indiano, o The Hindu, publicou que cientistas do Instituto de Pesquisa Florestal de Kerala (KFRI), um estado situado no extremo sudoeste da Índia, estão fazendo previsões com um mínimo de 70% de acertos, sobre a possibilidade do Caracol Africano (Achatina fulica) ocupar e se estabelecer em novos territórios, anteriormente, livres da espécie.
De acordo com o especialista T.V. Sajeev, que lidera a equipe do KFRI, este modelo foi elaborado a partir de 20 parâmetros, que vão desde a observação das marés, das temperaturas médias, até as precipitações pluviométrica anuais regionais. A espécie exótica já foi listada como uma das "100 piores invasoras do Mundo".
Os caracóis africanos que vivem até seis anos em condições favoráveis, alimentam-se mais de 500 diferentes espécies vegetais, incluindo plantas economicamente importantes, como o cacau, mamão, amendoim, borracha e diversas variedades de feijões, ervilhas, pepinos, melões, liquens, algas e fungos. 
“As atuais infestações na Índia vêm ocorrendo em áreas de intensa ocupação humana, especialmente em lixões e terrenos alagadiços, que são os seus locais favoritos”, comenta o Dr. Sajeev.
Especialistas indianos vêm recomendando a utilização de venenos, entre eles, o Arseniato de Cálcio e o Metaldeído, em áreas de alta infestação. No entanto, curiosamente, eles desestimulam o uso do sal, devido as alterações o pH do solo. De acordo com os pesquisadores, a carne do molusco, morto com o sal, exala um cheio intenso e desagradável.
Em minha opinião, o uso de venenos deve ser abolido, pois além de constituir num grande risco para a flora e fauna, para o lençol freático e o meio ambiente como um todo, constitui-se num enorme risco para crianças, especialmente, em áreas de grande densidade populacional, como é o caso.
O desenvolvimento de pesquisas visando a exploração do enorme potencial zootécnico desta espécie para fins nutricionais e farmacológicos deve ser o principal enfoque para o controle das infestações no ambiente natural que, graças ao próprio homem, estão em avançado estado de degradação e desequilíbrio.
O caracol africano, que já deveríamos estar chamando de "brasileiro" não deve ser encarado como um problema, mas como uma benção! ☼

No comments:

Post a Comment