Tuesday, July 12, 2011

CARACÓIS MINÚSCULOS PODEM SOBREVIVER ILESOS AO TRATO DIGESTIVO DE PÁSSAROS


Uma descoberta impressionante, caracóis minúsculos são capazes de sobreviver após serem comidos por um pássaro, o Mejiro, da ilha de Hahajima, no Japão, que se alimenta de caracóis.
Os pesquisadores descobriram que 15% dos caracóis ingeridos sobreviveram a digestão e foram encontrados vivos nas fezes das aves.
Esta evidência sugere que a predação de aves pode ser um fator fundamental na forma como as populações de caracol se espalham.
A dispersão de semente por aves frugívoras já é bem conhecida, mas a capacidade de dispersar invertebrados é uma novidade, descoberta por pesquisadores da Universidade de Tohoku, no Japão e publicada no Journal of Biogeografhy.
Pesquisas anteriores demostraram que os caracóis aquáticos podem sobreviver após a ingestão por peixes, mas o mesmo não era conhecido para caracóis terrestres.
Estudos das dietas de aves na ilha de Hahajima, especialmente, do pássaro Mejiro, identificou caracóis da espécie Tornatellides boeningi.
No laboratório os cientistas alimentaram essas aves com os caracóis e descobriram que alguns sobreviveram ao processo digestivo.
"Ficamos surpresos de que uma taxa elevada, cerca de 20 por cento de caracóis ainda estavam vivos após a passagem pelo intestino das aves", explicou o pesquisador Shinichiro Wada. [...] Este é o primeiro estudo que demostra que as aves podem transportar micro caracóis terrestres em seu intestino vivo “disse Shinichiro Wada, da Universidade de Tohoku.

"Um dos caracóis alimentados pelo pássaro deu à luz a filhotes após passar através do seu intestino", disse o Dr. Wada à BBC.
O principal fator que permitiu aos caracóis sobreviverem à ingestão é seu pequeno tamanho (2.5 mm), de acordo com os cientistas. Caracóis maiores são severamente danificados quando ingeridos.

Dr. Wada e seus colegas disseram que outros estudos serão necessários para descobrir se os minúsculos caracóis têm outras adaptações que lhes permitam sobreviver.
As ilhas foram recentemente adicionados à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO "pela riqueza dos seus ecossistemas, que refletem uma ampla gama de processos evolutivos".
Aí está um outra novidade.
Fonte: DAVIES, Ella. Tiny snails survive digestion by bird. Disponível em: < http://www.bbc.co.uk/nature/14048754> Acesso em: 12/07/2011

No comments:

Post a Comment