Thursday, January 5, 2012

HOMEM É DETIDO COM MALA CHEIA DE COBRAS EM AEROPORTO NA ARGENTINA


Um cidadão tcheco foi preso ao tentar embarcar em um avião no Aeroporto Internacional de Buenos Aires com centenas de cobras venenosas e répteis ameaçados de extinção escondidos dentro de sua bagagem.
Karel Abelovsky, de 51 anos, tinha em suas malas 247 animais escondidos dentro de sacos e até meias. Cada um dos recipientes trazia rótulos em latim com o nome científico das diferentes espécies.
Abelovsky foi pego depois que sua bagagem passou pelo exame de raios X e funcionários viram sua mala se mexendo. Ele tentava embarcar em um vôo com destino à Espanha.
Em entrevista à agência Associated Press, um oficial de justiça argentino afirmou que ‘os funcionários do aeroporto não acreditaram quando viram o movimento dentro da mala’.
Fauna rara – Entre os animais estavam insetos, aranhas, lagartos, cobras venenosas, lesmas e caracóis provenientes do Brasil, Argentina, México e Paraguai.
Muitos deles estão protegidos pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção.
Alguns dos animais foram encontrados mortos, provavelmente sufocados devido à escassez de oxigênio.
Após a apreensão, parte dos animais foi levada para o Zoológico de Buenos Aires, enquanto que as cobras venenosas foram enviadas para o Instituto Nacional de Saúde da Argentina, onde são preparados antídotos utilizando veneno extraído de cobras.
Abelovsky foi solto após pagar uma fiança de US$ 2,5 mil (cerca de R$ 4,6 mil), mas pode enfrentar uma pena de 10 anos de prisão se for condenado.“
Esta noticia teve grande destaque nas listas de discussão especializadas em moluscos no Brasil, o que motivou o argentino Daniel Forcelli, participante do Project "Avulsos Malacológicos - AM", a fazer um significativo esclarecimento. De acordo com Daniel houve um erro do primeiro fiscal que identificou apressadamente, o espécime de molusco, como Achatina fulica, brasileiro, baseando-se apenas no seu avantajado tamanho. Logo em seguida, outro funcionário, que conhecia o gênero Megalobulimus, corrigiu o erro. Na opinião de Forcelli, o erro ocorreu porque o caracol deveria, na verdade, ter sido registrado como “desconhecido” e na pressa em publicar o artigo, os jornalistas presentes publicaram a primeira informação, portanto, a equivocada.
Para os organizadores da Campanha ALIANÇA PELA VIDA em favor do aproveitamento do Africano e pela preservação dos moluscos nativos no Brasil, esta associação automática entre estas duas espécies, o Megalobulimus e o Achatina, nada mais é do que um dos reflexos das famigeradas e criminosas campanhas públicas institucionais brasileiras, que vêm arraigando na população, ainda hoje, com o auxílio da ingênua imprensa brasileira, o que se convencionou chamar de malacofobia, constituindo-se numa grave ameaça a malacofauna nativa de uma maneira geral.  No Brasil, além do Megalobulimus outros gêneros nativos de grande porte, como o Thaumastus, Drymaeus, Orthalicus, Auris, entre outros, vêm sendo largamente exterminados, por conta das informações preconceituosas que vem sendo difundidas em todo o país.
Fonte:

AMBIENTE BRASIL. Homem é detido com mala cheia de cobras em aeroporto na Argentina. 29/12/2011. Disponível em: <http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/12/29/78367-homem-e-detido-com-mala-cheia-de-cobras-em-aeroporto-na-argentina.html> Acesso em: 05/01/2011


No comments:

Post a Comment