Thursday, November 17, 2011

COMUNICAÇÃO PESSOAL AUTORIZADA: RICARDO RAMALHO, EX-SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE


Ricardo Ramalho, ex.secretário de meio ambiente de Maceió, AL
De: Ricardo Ramalho [mailto:ricardoaldeiaverde@uol.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 16 de novembro de 2011 16:25
Para: veterinario@mauricioaquino.com
Cc: Eurico Lemos
Assunto: Caracol Africano
Maurício: 
Há quase vinte anos vivo no sítio Aldeia Verde em Maceió. Ali cultivo, praticamente, frutas diversas além de uma série de outras culturas. Crio galinhas, patos e guinés, além de umas poucas vacas para leite. O sistema é orgânico e já obtivemos certificação para tal.
Nos últimos dois anos nos deparamos com uma grande infestação de caramujo africano que destruía lavouras e plantas ornamentais em grandes proporções.Sua preferência por plantas tenras e brotos nos chamou atenção sobremaneira. Nos mamoeiros os caramujos se localizam nos brotos finais.
Iniciamos, então, um controle implacável com a catação diária e enterro dos caramujos que nos custou uma mão de obra significativa. A população caiu drasticamente. Provavelmente o verão tenha se constituído em elemento climático desfavorável à dinâmica populacional da espécie.
Entendi sua proliferação como uma característica a ser observada para fins comerciais tentei a administração como alimento para aves, dos animais coletados. Não obtive sucesso no que diz respeito às galinhas, mas me surpreendi com a voracidade dos patos em se alimentar dos caramujos. Ficam essas informações preliminares sobre o tema. Interessa-me, como agricultor e engenheiro agrônomo, acompanhar o projeto e discutir a s potencialidades do caramujo.
Ecossaudações
Ricardo Ramalho

2 comments:

  1. será um enorme prazer para nós debater com o senhor sobre este importante tema.
    estou aguardando aparecer nova infestação... coletar grande quantidade para o fabrico de linguiça.
    seja bem vindo...
    atenciosamente,

    mauricio aquino

    ReplyDelete
  2. Es una idea muito interesante animentar otros animales con los caracoles africanos. Tengamos siempre encuenta que deben ser cocidos para exterminar cualquier germen y no crear un animal que alimentamos como trasmisor de bacterias.Toda idea que se nos ocurra sera burena ponerla em practica Exitos.Elida Milanellio

    ReplyDelete