Friday, November 25, 2011

CARACÓIS PODEM SALVAR GORILAS NA ÁFRICA, E AQUI, VIDAS HUMANAS

Por jennifer viegas

28/04/2010


De acordo com a Wildlife Conservation Society (WCS), o Caracol Africano está colaborando contra a caça ilegal gorila em Cross River na Nigéria.
O WCS acaba de lançar um novo programa que além de promover a criação de caracóis, ajuda na geração de renda, fornecendo uma fonte alternativa de proteína animal para os moradores da região, contribuindo para eliminar a caça ilegal dos raros gorilas ameaçados da África. Os Caracóis Africanos nos dão o exemplo desde a Nigéria de como eles podem ser úteis.
Oito ex-caçadores tradicionais de quatro diferentes aldeias foram selecionados para participar da nova iniciativa. Com a ajuda do WCS, eles construíram criatórios para caracóis, cada um abastecido com 230 Caracóis Africanos. O valor nutritivo, associados aos baixos custos de manutenção, a sua excepcional rusticidade e prolificidade,  tornaram esta espécie ideal para este experimento.


A alta demanda por caracóis em aldeias e comunidades maiores torna a perspectiva desta prática agropecuária estimulantemente promissora.
"A população que vive nas proximidades dos gorilas de Cross River tem dificuldade em encontrar fontes alternativas de renda e de alimentos e é por isso que o projeto é tão importante", disse James Deutsch, diretor do programa da Wildlife Conservation Society da África. "Estamos trabalhando com eles para testar diversas alternativas de subsistência”. Neste contexto, os caracóis surgem como uma das alternativas mais promissoras.
Os gorilas de Cross River, que eram considerados extintos até a década de 1980, possuem uma ameaçada população de menos de 300 espécimes, onde cada indivíduo é uma esperança insubstituível para a sobrevivência.



Estima-se que um pequeno criador  possa ganhar  413 dólares por ano. Muito mais do que se pode obter com a  carne de um gorila, cerca de 70 dólares, isso, sem falar do proteínas para o seu próprio consumo.
"Em Cross-River gorilas dependem da aplicação da lei e dos esforços de conservação para sobreviverem", diz Andrew Dunn, WCS Diretor Nacional da Nigéria. "O trabalho  da  dedicada equipe de campo da WSC é desenvolver os meios de subsistência alternativos para caçadores locais. Este é apenas um passo no caminho para a recuperação desses animais incríveis."
Em nosso artigo base da 
campanha da Aliança pela Vida, www.smtpilimitado.com/kennel/AliancapelaVida.pdf 
nós falamos a mesma coisa quando afirmamos que o consumo do Caracol Africano no Brasil pode diminuir sensivelmente a pressão sobre os nossos animais silvestres.
Mas com certeza, o uso do caracol africano para a alimentação humana é a sua utilização mais nobre. Milhares de pessoas morrem todos os anos ou crescem no país com o comprometimento de suas capacidades cognitivas, devido a ingestão insuficiente de proteínas na alimentação. 
Tudo se resume a uma questão de educação. É a eterna luta pelo aprimoramento do cidadão, onde os interesses da coletividade devem estar acima dos interesses pessoais.

Visite também o link do parceiro: 


http://noticias-malacologicas-am.webnode.pt/news/o%20caracol%20africano%2c%20de%20problema%20a%20solu%C3%A7%C3%A3o%20-%21/

No comments:

Post a Comment