Sunday, October 16, 2011

URGENTE: O RISCO DA INTERNET!!!

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Nesta foto os ovos aqui presentes, ao lado do Africano e uma moeda de 5 centavos, não são dessa espécie. Os ovos acima pertencem ao caracol nativo brasileiro Megalobulimus, que coloca até 8 ovos por ano e está se tornando raro, pois está na lista das espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

Além das habituais mentiras alarmistas contra o Caracol Africano, publicadas em todos os meios de comunicação há anos que não passam pelo controle de qualidade de editores responsável, agora, começaram a motar fotos, associando o Africano (Achatina fulica) aos ovos de Megalobulimus, o que prejudicará ainda mais nossas espécies nativas.
E o pior é que a matéria é assinada por uma BIÓLOGA, num blog chamado MUNDOEDUCAÇÃO e endossado pela UOL. 
O que esperar de um país como esse?
Visitem o link e comprovem:




A postura dos caracóis nativos Megalobulimus é muito reduzida (de 3 a 8 ovos, com 1 cm de diametro e semelhante em tamanho com os ovos de codorna). 
Os ovos do exótico Achatina fulica (Africano) são muito menores e abundantes em proporção (centenas de ovos por postura, com poucos milímetros de diâmetro, semelhantes em tamanho aos grãos de "sagú branco").


1 comment:

  1. Estimado Dr. Mauricio: es verdad lo que usted dice. Esos huevos son de Megalobulimus y solo ponen 6 u 8 al año. Ademas yo los crio como mascotas y veo que al envejecer pierden su fertilidad y los huevos se pierden sin nacer. Como los Aylacostomas de río. al envejecer se vuelven hembras. ponen huevos sin componente masculino. Por eso estan en peligro de extinción. Elida milanellio

    ReplyDelete