Sunday, August 21, 2011

CARACÓIS CONQUISTAM NOVOS TERRITÓRIOS EM KERALA

Por Mauricio Aquino


O jornal The Hindu, em 09/08/2011, publicou o artigo “Snails conquer new territories in Kerala”, onde os especialistas pedem que em Kerala, na Índia,“ [...] a população não consuma a carne dos caracóis, pois eles são portadores de meningite eosinofílica, uma doença letal.” (SUDHI, 2011)
Eu até entendo que a declaração desta matéria tenha tido a intenção ingênua de proteger a saúde da população mas dizer que, comendo caracóis bem cozidos você adquire a meningite eosinofílica, uma inflamação causada pelo Angiostrongylus cantonensis, um parasito de roedores, é um equívoco imperdoável em pleno século XXI, onde a informação não deve ser desvirtuada para atender interesses de quem quer que seja. Se a população não puder acreditar na ética dos pesquisadores, quem perde é a ciência.
Dizer que não se pode comer caracóis africanos, sob o risco de se adquirir uma verminose fatal é o mesmo que desaconselhar o consumo de carne bovina, suína, caprina, ovina, peixes, entre outras, sem exceção, pois todas podem transmitir enfermidades graves e, potencialmente, fatais.
O cozimento dos caracóis, em panela de pressão, por 20 minutos, extermina todos os vermes conhecidos, portanto, ao se desaconselhar o seu consumo, divulgando inverdades, além de se estar prestando um desserviço, na verdade, se está privando a população de exercer a única forma de controle eficiente contra o Achatina fulica atualmentea em uso no planeta, a coleta para o consumo, desperdiçando-se uma fonte nutricional gratuita e abundante. Chega a ser frustrante ver tanto desperdício de alimento num planeta com tantos carentes como o nosso!
A ciência tem que servir à comunidade; já basta a sua subserviência histórica ao capitalismo e agora a interesses pessoais de pesquisadores que só pensam em publicar trabalhos para fazer volume para seus currículos. Se a ciência não for utilizada para amenizar as dificuldades da sociedade, deixa de ser ciência e passa a ser "política"!


SUDHI, K.S. Snails conquer new territories in Kerala. Disponível em: Acesso em 21/08/2011

2 comments:

  1. Olá! Antes de mais nada quero parabenizá-lo pela causa pela qual você luta, Maurício! Realmente o caramujo-africano se tornou uma persona non grata em nosso país, mas, como em tudo na vida, existem os prós e os contras. E você com o seu blog está tentando mostrar outras possibilidades, como encarar o caramujo de outra maneira. Parabéns pelo trabalho, pelo blog, suas matérias são muito interessantes, já estou seguindo. Grande abraço! Att.: Notícias de Ipiranga do Norte.

    ReplyDelete
  2. rapaz... ficou feliz que tenha entendido nossa luta. obrigado por se manifestar. qq dúvida... escreva.
    ABRAÇOS.

    ReplyDelete