Thursday, January 27, 2011

FESTIVAL NACIONAL DO CARACOL EM LÉRIDA, ESPANHA







Declarada como uma dos mais importantes e tradicionais festivais em toda a Europa, o Festival Nacional do Caracol em Lérida, na Espanha, tem suas origens em 1980, graças a um grupo de amigos que deu origem a tradição. Atualmente, o festival do caracol é uma grande festa conhecida em toda a Europa.
Aberta a todos aqueles que gostam de se divertir, o festival gastronômico, organizado em torno da cozinha do caramujo, que é realizado na cidade de Lérida, no final de maio.
Doze toneladas de caracóis são consumidas durante os três dias do festival, onde há uma área de degustação aberta ao público, em geral, a preços populares, que oferece váriados tipos de caracóis.
O Festival do Caracol começa sexta-feira e continua no sábado e domingo, onde além dos deliciosos caracóis, você se diverte participando muitas atividades para todos os gostos, com um extenso programa: espetáculos, bandas de música, festivais de folclore, exposições e dança espanhola, concursos e tudo isso é gratuito e aberto ao público.
Vale a pena conferir.
Na Espanha fazem um FESTIVAL para o caracol e comemoram comendo mais de 10 toneladas de carne, aqui, a imprensa cria pânico e os "especialistas" recomendam queimá-lo na fogueira. Senhores da imprensa... leiam os informativos... senhores especialistas... vamos estudar!!!

4 comments:

  1. Gostei do seu blog. Sou brasileiro e vivo à 20 anos em Portugal. Existe muita gente aqui com nojo dos caracóis, mas mesmo assim o consumo durante o verão, nas explanadas andam em torno das 600 toneladas. É o petisco de verão p+referido para ser acompanhado com uma cervejinha (IMPERIAL, CHOP). A prveniência dos caracóis e caracoletas na sua maioria, são de Marrocos, Espanha e há muito comércio paralelo que é a apanha por grupos étnicos que vendem sem factura para os cafés e restaurantes locais. Em Portugal existem duas empresas com um certo peso, mas não conseguem produzir o suficiente para o mercado nacional e algumas delas preferem a exportação.
    Pus um linK seu no meu blog. Espero que não se importe.

    ReplyDelete
  2. A helicicultura em Portugal é recente, começou artesanal, mas os estudos na área foram adquiridos através dos franceses que são os maiores consumidores europeus. Os espanhóis também desenvolveram muitas técnicas, pois o maior controle sanitário passa por eles.
    Quanto a Marrocos, não temos muitas informações e nem sabemos se os caracóis não estão sobre a influência de algum fertilizante.
    Por causa disso, para se controlar o que se come, os criadores pretendem fundarem associações para o controle dos caracois que entram em Portugal, pois só assim poderá fazer pressão sobre a legislação no que diz respeito as leis.
    No Ribatejo, Santarém, dizem que os caracóis são mais saborosos devido ao clima e a proximidade das oliveiras. Isso eu não garanto, mas que são bons, há. Isso é verdade.
    http://negociosdecaracois.blogspot.com/2011/01/festival-nacional-do-caracol-em-lerida.html

    ReplyDelete
  3. Aqui em Portugal o caracol Africano só é conhecido através das feiras agricolas, quando os Espanhóis expõem as suas culturas. É muito raro acontecer. A notícia que encontramos é que o Caramujo Africano é transmissor de "Esquistossomose", doença que têm envolvimento, normalmente em águas paradas.
    O único susto que uma vez apanhei foi em Sergipe, há 30 anos atrás quando cai num rio de água parada, fora isso, não tenho outros conhecimentos a não ser através da pesquisa.
    Em Portugal, acredito que alguém tenha o Caramujo Africano, mas desconheço.

    ReplyDelete
  4. mercedes,
    acuso e agradeço pelas mensagens e pela divulgação do link.
    seja nossa correspondente em portugal.
    divulgue os links abaixo... e participe de nossa lista de discussão.
    se quiser, me mande seu endereço que eu te inscrevo, combinado?

    http://smtpilimitado.com/kennel/caracol1.pdf
    http://smtpilimitado.com/kennel/caracol2.pdf
    http://smtpilimitado.com/kennel/caracol3.pdf
    http://smtpilimitado.com/kennel/caracol4.pdf
    http://smtpilimitado.com/kennel/caracol5.pdf

    ReplyDelete