Saturday, February 2, 2013

O CARAMUJO BRASILEIRO NA TRANSMISSÃO DA MENINGITE EOSINOFÍLICA NA CHINA


http://www.chinapost.com.tw/health/infectious-diseases/2013/02/01/369199/Man-infected.htm



A Meningite Eosinofílica na China não é doença de notificação obrigatória, no entanto, o Centro Chinês de Controle de Doenças confirmou o diagnostico de um caso de Meningite Eosinofílica na China, contraída no último dia 30 de dezembro de 2012, causado pelo parasito Angiostrongylus cantonensis na China.
A Meningite Eosinofílica é uma doença grave e que já causou em todo o mundo, no mínimo, “2.827 óbitos [...] devidamente documentados. [...] Os seres humanos são infectados de várias maneiras, pois o ciclo de vida deste parasita envolve diferentes hospedeiros intermediários entre moluscos comestíveis e uma gama de hospedeiros de transporte, onde o parasita não evolui.” (WANG, Q..P. et. al. 2011, p.1)
O consumo de moluscos crus ou mal cozidos é a principal via de infecção do A. cantonensis na China e sudeste da Ásia. No Caribe, legumes e condimentos contaminados foram responsabilizados por um surto na Jamaica. O lagarto monitor é considerado a principal fonte de infecção na Índia e no Sri Lanka e nas ilhas do Pacífico os principais suspeitos são camarões de água doce, os peixes e os caranguejos.
O paciente tem 48 anos de idade, é do sexo masculino e apresentou sintomas como dor de cabeça e rigidez do pescoço, iniciou o tratado no hospital em 23 de janeiro deste ano.
P. canaliculata
A infecção por Angiostrongylus cantonensis confirmado pelo médico da Universidade de Kaohsiung, tem um período de incubação de cerca de 3 a 47 dias.
A unidade de saúde descobriu que o paciente tinha consumido, alguns dias antes, uma sopa de caramujos Maça (Pomacea canaliculata),caramujos nativos brasileiros, ingeridos crus ou mal cozidos, provavelmente, infectados com larvas do parasita.
O caso foi tratado com antiparasitário e os sintomas clínicos do paciente vêm melhorando. Outras 5 pessoas que também comeram da sopa, mas ainda não apresentaram sintomas.
Além deste homem, em 2012, nove pessoas (entre elas, seis trabalhadores tailandeses) apresentaram a doença causada pelo Angiostrongylus cantonensis infectados. Dos noves casos confirmados, oito ingeriram o caramujo maçã, este brasileiro, antes do aparecimento dos sintomas. Felizmente, após o tratamento, todos se recuperaram.
O A. cantonensis frequentemente invade o SNC (medula espinal e outros tecidos nervosos), causando uma variedade de sintomas neurológicos. Os mais comuns são cefaleia aguda, febre, náuseas, vômitos  dor de pescoço, rigidez entre outros, inclusive, problemas de visão.
O levantamento epidemiológico realizado em Taiwan  a principal fonte de infecção para o A. cantonensis era o caracol gigante africano comido CRU OU MAL COZIDO, no entanto, na última década, o Pomacea canaliculata, um caramujo levado para a China na década de 70 para ser utilizado como alimento (essa estória eu já conheço), assumiu um papel de destaque, “sendo a causa mais comum de infecção” hoje na China; felizmente, dos 9 enfermos de 2012, todos se recuperaram. Será que isso se deve a um sistema de saúde melhor que o nosso?
Informações complementares:


Hoje, o Pomacea ssp. é um grande problema "POTENCIAL" nos EUA; se precisarem de ajuda é só pedir: http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=27&id_subcategoria=&com=1&id=156&local=2



Fonte:
WANG Q.P. et. al. Human angiostrongyliasis.Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18922484. Acesso: 06/06/2011

No comments:

Post a Comment