Thursday, December 22, 2011

CAÓTICA SITUAÇÃO DE CONSERVAÇÃO!


33.000 caracóis gigantes africanos são capturados e destruídos por agentes federais de saúde no Sul da Flórida/ USA


O Caracol marcado num site e publicado em destaque em outro não é Achatina fulica mas nem por isso foi poupado da morte. Quantos dos 32.999 restantes não sofreram o mesmo destino?

O espécime ilustrado nos link anteriormente apresentados corresponde ao caracol arbóreo do gênero Liguus, um representante da Família BULIMULIDAE e Sub-Família ORTHALICINAE, moluscos gastrópodes pulmonados nativos da Flórida/ USA e região insular Caribe adjacente.


Como se pode apreciar no link anterior, não é só no Brasil e a América do Sul que vêm acontecendo a infeliz, dramática, nefasta e desastrosa confusão entre caracóis endêmicos nativos e o exótico africano invasor Achatina (Lissachatina) fulica, em flagrante detrimento da conservação dos primeiros, por conta neste caso de "oficiais técnicos especialistas treinados" (... nem que dizer o que à de se esperar da "despreparada população leiga" !):


Resumindo: ...O espécime ilustrado nos links anteriormente apresentados, extraídos das próprias fontes jornalísticas em questão, corresponde à um caracol arbóreo do gênero Liguus, um representante da Família BULIMULIDAE e Sub-Família ORTHALICINAE, moluscos gastrópodes pulmonados estes nativos da Flórida/ USA e região Caribe adjacente.

Para quem ainda não conhece estes interessantes gastrópodes, visite:

E refletindo brevemente, ainda mais um pouco, em torno desses acontecimentos jornalísticos divulgados (... e os arrazoados paralelos relacionados!), necessáriamente emerge a seguinte preocupante questão:

Quántos desses 33 mil caracóis até agora capturados e destruídos pelas Autoridades Floridanas -- tão pomposamente anunciados pela imprensa Estadounidense -- corresponderão na verdade à Espécies Nativas Endêmicas Regionais ... muitas delas já de fato ameaçadas de extinção pelos galopantes Desmatamentos e a clássica Degradação/ Descaracterização de Hábitats Naturais por Ações Antrôpicas Diversas?

 Qualquer semelhança do anteriormente exposto com a desastrosa "Crise Malacológica Brasileira" em andamento é mera coincidência !


Obviamente, sobram maiores comentários à respeito!
  
A. Ignacio Agudo-Padrón
Geographer & Researcher Malacologist
PDPM Editor
Project "Avulsos Malacológicos - AM"
Southern Brazil _@/"

No comments:

Post a Comment