Wednesday, October 12, 2011

AUSTRALIANO ADQUIRE MENINGITE EOSINOFÍLICA APÓS COMER LESMA CRUA


"Um australiano foi internado em estado grave depois de comer duas lesmas em um desafio. O homem de 21 anos contraiu meningite eosinofílica a partir de um parasita presente nas lesmas. Essa mesma história já ocorreu no Espirito Santo, onde dois homens fizeram a mesma coisa, em 2007. Ambos contraíram meningite eosinofílica.
Angiostrongilíase ou Meningite Eosinofílica, como é mais conhecida, é uma infecção causada por um verme pulmonar de ratos, o Angiostrongylus cantonensis, que usa diversos moluscos como hospedeiro intermediário e pode causar uma rara e grave infecção que pode até matar, portanto, comer moluscos crus ou mal cozidos, é um risco á vida.
A infecção pode se dar por ingestão acidental através de verduras mal lavadas que podem conter, inclusive, moluscos pequenos, quase imperceptíveis ou então, quando os moluscos são ingeridos crus ou mal cozidos, como normalmente ocorre na Ásia. Comer camarões e caranguejos, crus ou mal cozidos, também considerados hospedeiros paratênicos ou de transporte, também podem ser fontes de infecção.
A infecção por Angiostrongylus cantonensis geralmente é assintomática ou de sintomatologia discreta. Os sinais geralmente aparecem entre 1 a 3 semanas e podem incluir dor de cabeça, rigidez do pescoço, formigamento ou dores na pele, febre baixa, náuseas e vômitos. O Liquido Cefalorraquidiano (LCR) apresenta eosinofilia de mais de 20% e raramente são relatados casos de óbitos. Os sintomas podem durar de semanas a meses.
As presenças de eosinófilos no LCR associada a um histórico de ingestão de caracóis ou lesmas cruas ou mal cozidas sugerem o diagnóstico de angiostrongilíase. A identificação dos vermes no LCR ou durante a autópsia é a confirmação definitiva.
O tratamento geralmente não é necessário, pois o homem não é um hospedeiro específico e o parasita morre, não chegando a completar o seu ciclo de vida. Normalmente, para o tratamento dos sintomas, os esteróides são tudo o que é necessário. Tratamento com drogas anti-parasitárias geralmente são ineficazes contra a angiostrongilíase.
Como evitar a Meningite Eosinofílica?
• Não comendo lesmas, caramujos, caracóis, caranguejos e camarões crus ou mal cozidos;
Lavando e desinfetando legumes e especialmente, verduras, antes de comê-las."

OUTBREAK NEWS. Australian man suffering from meningitis after eating garden slugs. Disponível em: http://outbreaknews.com/2011/10/11/australian-man-suffering-meningitis-eating-garden-slugs/ Acesso em: 11/10/2011

No comments:

Post a Comment