Tuesday, June 7, 2011

O ESCLARECEDOR SURTO DE MENINGITE EOSINOFÍLICA NA CHINA

Mauricio Aquino
Médico Veterinário, Especialista em Docência para o Nível Superior e Mestrando em Ciências da Saúde.


Foto:Pomacea.

A Meningite Eosinofílica, a pior doença associada ao caracol africano, é uma doença parasitária potencialmente fatal, causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis.
A Meningite Eosinofílica é uma doença grave que já causou em todo o mundo, no mínimo, “2.827 óbitos [...] devidamente documentados. [...] Os seres humanos são infectados de várias maneiras, pois o ciclo de vida deste parasita envolve diferentes hospedeiros intermediários entre moluscos comestíveis e uma gama de hospedeiros de transporte, onde o parasita não evolui.” (WANG, Q..P. et. al. 2011, p.1)
O consumo de moluscos crus ou mal cozidos é a principal via de infecção do A. cantonensis na China e sudeste da Ásia. No Caribe, legumes e condimentos contaminados foram responsabilizados por um surto na Jamaica. O lagarto monitor é considerado a principal fonte de infecção na Índia e no Sri Lanka e nas ilhas do Pacífico os principais suspeitos são camarões de água doce, os peixes e os caranguejos. No Brasil, onde só ocorreram dois casos até agora, o caracol africano (Achatina fulica) vem sendo considerado o grande vilão da história.
Mas o que ninguém esperava é que o maior responsável pela epidemia em Dali, na China, entre outubro de 2007 a março de 2008, com 19 casos clinicamente confirmados e 22 suspeitos fosse, na verdade, um caramujo invasor de origem brasileira, o Pomacea canaliculata que, nos últimos 10 anos assumiu uma importância maior que o próprio A. fulica na transmissão dessa doença na Ásia.
O Pomacea canaliculata  foi introduzido como alimento em Taiwan em 1979 e depois, na China em 1981. Adaptou-se bem ao meio ambiente, particularmente ao sul da China, espalhando-se rapidamente para mais de 10 províncias, causando enormes danos à agricultura: milhares de hectares de arroz, verduras e outras culturas nessas províncias foram destruídos.
O principal sinal clínico são fortes dores de cabeça e o principal achado hematológico é a alta contagem de eosinófilos no sangue e no líquido falorraquidiano (LCR). O tratamento adotado contra a Meningite Eosinofílica é uma combinação de anti-parasitários como o albendazol e corticosteróides, que em Dali, resultou em significativa melhora dos pacientes tratados. Do total de paciente, 22 relataram o consumo de Pomacea canaliculata crus ou mal cozidos antes do início dos sintomas. A fonte da epidemia foi o mercado da cidade onde 1% dos caracóis comercializados estavam infectados pelo Angiostrongylus  cantonensis.  Nas populações de caramujos asselvajados pesquisadas no entorno de Dali o parasita não foi detectado.
No Brasil, nossa preocupação há alguns anos é com o caracol africano (Achatina fulica) e o seu “potencial” como hospedeiro intermediário do A. cantonensis, no entanto, o que esta pesquisa chinesa claramente evidencia é que o nosso caramujo nativo, conhecido pelo nome de Aruá (Pomacea canaliculata), pode vir a desempenhar um papel muito mais preocupante que o próprio Achatina fulica. Neuhauss et.al. (2007) submeteu o caracol africano a infecções experimentais por A. cantonensis e A. costaricensis e constatou que ele “não representa [...] uma ameaça significativa para a saúde humana” no Brasil pois não se comporta, propriamente, com um vetor significativo.
O artigo chinês é surpreendente e contribui para lançar luz à escuridão, demonstrando, claramente, que o problema no Brasil não é a presença do caracol invasor africano que, raramente, pode ser hospedeiro intermediário ao A. cantonensis e transmitir a Meningite Eosinofílica mas sim, a grande fragilidade da fiscalização sanitária em nossas duanas que já permitiu, aparentemente, a entrada do principal hospedeiro definitivo contaminado do A. cantonensis em duas cidades portuárias no país, Vitória e Recife, onde diagnosticou-se os dois casos de Meningite Eosinofilica no país, em 23 anos.
Minha sugestão é que, a energia e os recursos desperdiçados nas tentativas infrutíferas para o controle do Achatina fulica sejam imediatamente redirecionados para pesquisas que apontem formas de controle através do aproveitamento racional do invasor e para aperfeiçoar, especialmente, o controle das principais portas de entrada de roedores contaminados no Brasil, especialmente, os portos e aeroportos pois, mesmo que consigamos erradicar o Achatina fulica no país, dificilmente poderemos erradicar o caramujo nativo Pomacea canaliculata que constitui, em algumas regiões, um precioso recurso alimentar. ☼
 
Referências:
MARTÍN, P.R., ESTEBENET, A.L. e CAZZANIGA, N.J. Factors affecting the distribution of Pomacea canaliculata (Gastropoda: Ampullariidae) along its southernmost natural limit. Malacologia, vol. 43, 2001, p. 13-23. 
NEUHAUSS, Erli; FITARELLI, Monaliza; ROMANZINI, Juliano; GRAEFFETEIXEIRA, Carlos. Low susceptibility of Achatina fulica from Brazil to infection with Angiostrongylus costaricensis e A. Cantonensis. Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Laboratório de Biologia Parasitária, Faculdade de Biociências da PUCRS. Porto Alegre, RS, 2007.
SHANG Lv, et.al. Human Angiostrongyliasis outbreak in Dali, China. PLOS Neglected Tropical Diseases. Setembro de 2009, vol. 3, p. 1-7.
WANG Q.P. et. al. Human angiostrongyliasis. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18922484. Acesso: 06/06/2011

3 comments:

  1. Amigos elicicultores: el mundo se esta contaminando y los seres que lo habitan se tornan mas suceptibles a las enfermedades.Debemos tener mas cuidado con nuestros alimentos. Lavar todo con agua clorada, y comer todos los alimentos cocinados y si guardamos cocida, que sea al refrigerador, y si hay que calentar hacer que los alimentos hiervan para matar las bacterias. Elida Milanellio

    ReplyDelete
  2. Caros amigos: Todu o mundo se estas contaminando, per las bacterias. Vc debe cuidar bein toda alimento que cocina. Lavar com agua clorada, e cocinar bem todu a limento que va a ingerir. Alimentos cocinados guardar o refrigerador. Si vc cocina comida facer que hierva, unos minutos em recipente. Lave suas manos con frecuenza.Topdo cuidado face bem a sua salude.Elida Milanellio

    ReplyDelete
  3. prezada elida,
    este é o tema de um artigo que estou preparando para o próximo informativo... HIGIENE BÁSICA.
    parece que as pessoas se esqueceram que lavar os alimentos... andar calçado... lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro... cozinhar os alimentos... entre outras pequenas recomendações... SÃO FUNDAMENTAIS PARA A PREVENÇÃO DE QUAISQUER ENFERMIDADES...
    um abraço,

    ReplyDelete