Sunday, June 12, 2011

CARACOL AFRICANO COMO SENSOR BIOLÓGICO: DESCOBERTA VENEZUELANA

Fig.1 ciclo do parasito
Exames parasitológicos realizados por Liboria et.al. (2010) em 542 caracóis africanos (A.fulica) asselvajados coletados em diferentes regiões na Venezuela demonstrou que o caracol africano pode se comportar como vetor de transporte, ingerindo e eliminando ovos de vermes presentes no ambiente em que vive. Fig.2 Ovo característico do parasito
Neste trabalho, Liboria (2010) encontrou nas fezes de Achatina fulica ovos de S. mansoni, Trichuris spp, Hymonolepis spp, Strongyloides spp, mas não evidenciou, em nenhum animal, a presença de uma única larva de Angiostrongylus cantonensis, responsável pela Meningite Eosinofílica, a pior doença associada ao Achatina, nem de Angiostrongylus costaricensis, responsável pela Angiostrongilíase Abdominal.
Os ovos de S. mansoni encontrados nas fezes de Achatina fulica não caracteriza esse caracol como transmissor da Esquistossomose, pois ele não é; o responsável pela infecção no homem não é o ovo do verme Schistossoma mansoni, mas a sua cercária, uma forma de desenvolvimento larvária que desenvolve-se nos caramujos de água doce do gênero Biomphalaria. Fig.3 Cercária
No entanto, este trabalho nos permite afirmar que o Achatina fulica pode se comportar como um sensor biológico, portanto, útil para o diagnóstico de parasitoses humanas e veterinárias na sua região de ocorrência por um custo muito mais baixo e esta, com certeza, pode vir a ser mais uma de suas utilidades que deve ser explorada, juntamente com o seu potencial nutricional e medicamentoso.
Agradeço ao pesquisador Daniel Cavallari pelo envio deste artigo e aproveito para solicitar aos pesquisadores na área que enviem seus trabalhos para publicação.
Escrevam para: projeto@caramujoafricano.com

Referência:

LIBORIA et.al. Primer hallazgo em Venezuela de huevos de Schistosoma mansoni y de otros helmintos de interes em salud pública, presentes em heces y secreción mucosa del molusco terrestre Achatina fulica (Bowdich, 1822) Disponível em:
http://www.sian.inia.gob.ve/repositorio/revistas_ci/ZootecniaTropical/zt2803/pdf/2803_liboria_m.pdf. Acesso em: 12/06/2011

5 comments:

  1. É importante salientar também que entre as conclusões do estudo, estavam:

    1) Ovos de S. mansoni transportados por A. fulica eram viáveis;

    2)O molusco gastrópode A. pode fulica se comportar como um transportador mecânico diferentes helmintos de interesse da saúde pública .

    Portanto, mesmo que não transmita a doença, pode ajudar a disseminá-la, transportando-a para outras regiões.

    Os autores também recomendam evitar a introdução de A. fulica em outras localidades e o controle de suas populações.

    Daniel C. Cavallari

    ReplyDelete
  2. contemponeamente, com a absurda facilidade de movimentação de animais doméstico e silvestres, plantas, seres humanos... isso sem falar das aves migratórias... por todo o planeta... com certeza... o caracol não será o único vetor de transporte.
    nessas horas é que me lembro que a educação básica também é fundamental para a profilaxia e controle de enfermidades... pois hábitos de higiene como lavar as frutas, as verduras, as mãos... antes e depois de ir ao banheiro... e a simples construção de fossas... teriam um grande impacto na queda da mortalidade em geral.
    no ícone educação... minha sugestão também para essa questão.
    abraço.

    ReplyDelete
  3. Buenas noches Mauricio,

    Mi artículo presenta resultados que le dan importancia innovadoras a Achatina fulica,
    más no para exterminarlos los hallazgos así lo demuestran.
    Creo que algunas personas no lo han interpretado de esa manera.

    Te envío un resumen con una foto de mi persona y un video, quiero decirte que estoy jubilada,
    la parte experimental del artículo lo realicé cuando estaba activa trabajando en
    la Dirección General de Salud Ambiental- Laboratorio Malacológico,
    pero los caracoles me siguen apasionando.

    Saludos Liboria

    ReplyDelete
  4. dra liboria,
    agradeço a sua mensagem...
    infelizmente... a falta de uma visão "holística" leva muita gente a se apavorar diante dos desafios.
    agradeço o artigo... darei um tratamento especial no próximo informativo Achatinafulica.com, OBRIGADO e felicidades.

    Mauricio Aquino

    ReplyDelete
  5. dra liboria... o seu artigo segue sendo o mais visitado de toda a história de nosso blog... mais uma vez... O MEU MUITO OBRIGADO.

    ReplyDelete